quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Acordo histórico em Queimadas

       

Maurinho sela acordo com Dr. André

Cresce apoio à candidatura Dr. André em 2016







       O sonho (pesadelo para a maioria da população) do atual alcaide queimadense, Tarcísio Pedreira de se manter no poder até 2020 (acredita que será reeleito no próximo ano) se tornou cinzento nestes últimos dias. Numa surpreendente reviravolta política a oposição selou um acordo que pode garantir sua (da oposição) vitória no pleito de 2016. O sempre cabalístico José Mauro de Oliveira garantiu seu apoio à chapa a ser encabeçada por Dr. André (PT) nas eleições de 2016.
       
      O anúncio público do acordo fechado vai ser feito pelo próprio ex-prefeito Maurinho hoje, ou amanhã por meio das emissoras de rádio. Ele vai explicar as razões de sua decisão, denunciar o desastre da atual administração e conclamar como costuma dizer "meu povo a dar um basta a esta tragédia que é a atual administração".

       


       O acordo político foi fechado esta semana numa reunião que durou mais de duas horas e que contou com a participação dos quatro vereadores de oposição - Paulo do Riacho, Neto e Lázaro José (PT) - e Luiz Carneiro (PSC).

       O encontro foi cheio de simbolismos e foi feito à pedido do ex-prefeito José Mauro de Oliveira Filho que fez questão de ressaltar que oferecia o apoio sem exigir nada. "Apenas com o objetivo de interromper este desastre administrativo. Queimadas entrou em colapso e é preciso fecharmos esta sangria desatada", disse Maurinho.

       Se este acordo agora selado tivesse ocorrido nas eleições de 2012 a vitória teria sido de Dr. André. É que somados os votos de Dr. André (5.014) com os de Bárbara (2.243) a oposição teria obtido mais de 7.250 votos, ou seja, teria vencido as eleições por uma diferença de 646 votos, ou por um percentual de 9%, uma vez que o atual alcaide recebeu 6.615 votos.

       Só para lembrar aos mais fracos de memória a oposição elegeu seis dos atuais 11 vereadores. Mário Régis (PTN) foi apoiado por Maurinho; Valda (PSD) fazia parte da coligação do PT e Luiz Carneiro que apesar de ser  do PSC votou com Dr. André. Portanto, este acordo histórico nas hostes da oposição pode selar definitivamente o ocaso o atual prefeito.

       Mas não só por isso, é claro. A marca da atual administração é a incompetência. O prefeito Tarcísio Pedreira comprova o "Princípio de Peter" ou, ainda melhor, o "Princípio da Incompetência de Peter" que diz que "num sistema hierárquico, todo funcionário tende a ser promovido até ao seu nível de incompetência". Em outras palavras, o atual alcaide galgou alguns cargos e ao ser promovido a prefeito alcançou o seu nível de incompetência.

       Claro que este princípio enunciado por três escritores americanos em 1969 (mas, elaborado mais a fundo, posteriormente, por um deles (Peter), faz referência à sua aplicação na administração. No entanto, como sabemos, Tarcísio Pedreira é um político profissional e o seu labor é a política ou, o emprego público. De assessor a vereador veio alcançar seu nível de incompetência como prefeito. Ainda nos tempos da Roma Antiga vigia a máxima de que "o soldado tem direito a um comando competente".


Mercado Municipal e MP


       Mais dois fatos políticos poderão enterrar o já cambaleante projeto político do alcaide Tarcísio Pedreira e levar ao colapso final a atual gestão. Primeiro, se confirmadas forem as informações de que o atual secretário da Educação, Léo Floriani irá assumir o controle financeiro das secretarias da Saúde e Ação Social. Não é  novidade para ninguém que ele, hoje, é um supersecretário e convive na "cozinha" de "mainha".

       Qual seria o papel, por exemplo da secretária de Saúde, Indira Sales com uma intervenção tão brutal no seu mister? Vai aceitar pacificamente ser a vitrine do "faz de conta"? E o grupo político que apoiou a sua indicação concorda com esta medida extrema? Em outras palavras, Indira Sales engolirá ser transformada em mera assessora de Léo?

       No início da atual gestão fazer parte deste grupo seleto dava "status". Os que de lá saíram ou foram descartados sem cerimônia, hoje choramingam sentados nas cadeiras em varandas sombrias e cheias de maus presságios. Será esse, também, o futuro do agora prestigiado secretário? O que se tem certeza é de que existem cadeiras vazias à espera de descontentes. Às dezenas.

       O segundo fato político pode vir a representar a maior derrota política do prefeito Tarcísio Pedreira: a derrocada do projeto de lei que pretende apresentar, mais uma vez, à Camara Municipal para a venda do prédio do Mercado Municipal. No ano passado foi obrigado a recuar do propósito e retirou de pauta o projeto. Este ano, com a eleição do vereador Renato Varjão à presidência da Câmara o tema voltou a dominar os debates políticos.

       Só que, dessa vez, ele vai contar com outra frente de oposição: a do ex-prefeito José Mauro de Oliveira Filho que durante a reunião em que selou seu apoio à candidatura do Dr. André nas eleições do próximo ano recebeu a garantia dos quatro vereadores presentes de que eles votarão contra o projeto. "Posso apostar meu carro de que vocês votarão contra o projeto"? questionou Maurinho recebendo resposta unânime.

       O próprio ex-prefeito informou que abrirá novas frentes de luta contra a venda do patrimônio público. Nos próximos dias disse que vai ao Ministério Público com um abaixo assinado contra a venda do Mercado Municipal. Com o apoio dos quatro vereadores de oposição e mais a do vereador Mário Régis que já se manifestou publicamente contra o projeto, a possibilidade é de uma derrota retumbante do alcaide.


       Resta ao ex-prefeito a possibilidade do Congresso Nacional aprovar a coincidência das eleições. Ou seja, juntar num bolo só eleição presidencial e municipal. Para isso os mandatos dos atuais prefeitos terão que ser prorrogados por mais dois anos quando então teríamos eleições gerais (2018). Por enquanto é só um sonho do alcaide. Mas um pesadelo sem tamanho para os queimadenses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário